quinta-feira, 26 de maio de 2011

O sorriso de Maria

“Maria, então disse: A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus meu Salvador”.

Essa alegria que Maria expõe no Magnificat é a alegria verdadeira. Essa alegria do Magnificat é a alegria que Deus quer derramar na vida de todos os seus filhos e filhas.

Maria demonstrou esse sorriso no serviço à sua prima Isabel. Sendo assim ela vem nos mostrar o sorriso verdadeiro daqueles que servem a Deus, o Sorriso de Deus, que nos leva a transmitir “uma bondade e uma ternura inefáveis” (Sta. Terezinha sobre o sorriso de Maria). Esse Sorriso que toca no mais profundo da alma humana, que transmite todo o sentimento de amor, de esperança e de alegria no mais singelo dos gestos. Esse é o carisma de nossa comunidade: ser esse Sorriso que conforta, anima, que da forças.

No sorriso de Maria temos o sorriso daquela que é “cheia de graça” aquela que fez a vontade de Deus em toda a sua vida e por isso é plena da graça de Deus. Nesse Sorriso somos mergulhados no Amor que Deus e nossa Mãezinha querida têm por nós.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sorriso de Deus para o Mundo!

O Sorriso de Deus para o Mundo, como todos sabem é o Carisma da Comunidade Nova Berith. E muitos já sabem da novidade maravilhosa: Nossos fundadores (José Costa Filho e Janaína) e Irmãos (Thiago Duch, José Alberto e Michelle) foram vivenciar literalmente o carisma da Comunidade, eles foram conhecer pessoalmente a cidade onde morou Santa Terezinha durante toda a sua vida. O Blog da Comunidade Nova Berith vem através deste informativo, lhes contar um pouquinho da experiência de poder passar alguns dias no Carmelo de Lisieux e antes disso tudo,eles estiveram na Festa de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.

No dia 12 de maio de 2011 os nossos fundadores, Janaína e José Costa Filho, viajaram para Lisboa, onde eles se encontraram com nosso irmão Thiago Duch. Eles foram para a cidade de Fátima no dia 13, dia de Nossa Senhora de Fátima (olha a providência!!!). Foi uma graça enorme para todos eles.

No Sábado dia 14 de maio, Janaína e José Costa Filho partiram para a Lisieux-FRA, onde eles se encontraram com Michelle e José Alberto (Juba). Lá eles participaram de um encontro no Domingo dia 15, cujo tema foi: O SORRISO DE MARIA É PARA TODOS!!! Lá também eles puderam ver as relíquias de Santa Teresinha, que não são expostas continuamente (outra providência!!!).

E mais graça conquistada por eles: Todos eles ficaram ficaram hospedados no Carmelo de Lisieux, onde Santa Teresinha viveu como Carmelita até a sua morte.

Seguem abaixo, fotos da viagem, para todos vocês verem como qual foi à graça alcançada por esses membros da comunidade, que estão em missão pelo mundo, mostrando o Sorriso de Deus para o mundo.

(Janaína, José Costa e Thiago em Fátima-Portugal, onde eles participaram da festa de Nossa Senhora de Fátima)

(Juba e Michelle em frente as relíquias dos pais de Santa Terezinha)

(Todos eles na Igreja de Lisieux)

(Sorriso de Deus para o Mundo)

(Relíquia de Santa Terezinha)


Pax et Gaudium

Atenciosamente
Comunidade Católica Nova Berith

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Filme, Pipoca e Fraternidade


Como todos sabem um dos dons da nossa Comunidade é a evangelização pelas artes, e nós estamos sempre tentando nos aperfeiçoar tanto tecnicamente quanto espiritualmente para que essa evangelização seja cada vez melhor, tocando os corações com as mais belas formas de dança, teatro e música.

Por isso vamos promover, no dia 29 de Maio às 18h, a Noite da Pipoca na casa da Comunidade. Uma noite de alegria, diversão e muita fraternidade em prol do curso do ministério de artes da nossa Comunidade em Camaçari - BA. Quanto custa? R$ 5,00 a entrada e a pipoca já está paga.

Pra ser algo bem democrático as opções de filmes estão numa enquete aqui do lado. Votem e escolham o filme que mais gostarem e mesmo que não gostem muito do filme que for escolhido participemos da noite da pipoca porque é sempre bom estarmos juntos e viver a fraternidade nesse amor tão bonito que é o amor de Jesus.

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.” (Lc 15, 12)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Sorriso de João Paulo II

Beato João Paulo II, rogai por nós!

                                  
Aquele que nos mostrou em vida como ser santo, agora pode ser venerado nos altares! Ele nos mostrou que é possível amar seus inimigos, como ao homem que tentou assassiná-lo. Deu exemplo de humildade ao pedir perdão pelos erros que a Igreja cometeu. Nosso querido Papa valorizou as famílias como ninguém. Deu atenção especial aos jovens, exortando-nos a sermos santos de calça jeans! Imaginem que inspiração! Beato João Paulo II tem o respeito e a admiração de pessoas das mais diversas religiões. Sua expressão sempre mansa transparece sua alma, que soube viver as bem aventuranças.

A Comunidade Católica Nova Berith sempre teve muita sede de conhecer as palavras de nosso Papa tão amado, imagem viva de Jesus Bom Pastor. É grande a nossa alegria por saber que agora a Santa Igreja o reconhece como beato. Peçamos sua intercessão! Certamente ele se alegrará por interceder por nós junto a Jesus.

Para quem não conhece ou não sabe decorado aqui está a oração própria para implorar graças pela intercessão Papa João Paulo II:

Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos  por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.
Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.

Como ele mesmo diz: "Não tenhais medo!" Que o seu exemplo nos inspire a evangelizar os quatro cantos do mundo!

Viva o Beato João Paulo II!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Salmo 27, 1

O SENHOR é minha luz e minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é quem defende a minha vida; a quem temerei?

Com esse salmo louvamos a Deus por ter preservado a vida dos nossos irmãos Estela, Lili e Joelton depois do assalto que sofreram de três homens armados que invadiram a casa da Comunidade nessa madrugada de sexta-feira, 06 de Maio.

Por volta das 2:30 - 2:45 da madrugada os assaltantes invadiram a casa, arrombaram as portas, quebraram os sensores de segurança e por fim prenderam nossos irmãos no banheiro. Estela foi a primeira a ser aboradada. Levaram suas semi-jóias que ela vendia para ajudar a Comunidade, levaram o dinheiro das nossas colaborações e levaram o anel de consagração de Estela. Tentaram levar o de Lili, mas por insistência dela, devolveram.

Enquanto a segurança da Nordeste estava do lado de fora, procurando alguma forma de comunicação com os assaltantes, do lado de dentro os nossos procuravam conversar com os ladrões. Primeiro para acalmar os ânimos e segundo para dar tempo à Nordeste. Só para ilustrar: Lili pediu que o ladrão recolhesse um terço para que ela rezasse por ele.

Nessa terça-feira, Janaína teve um sonho sobre um assalto na Comunidade. No mesmo instante ela rezou por isso. Deus sabe de tudo e nos coloca em suas mãos. Isso mostra que o SENHOR é a segurança da nossa vida.

Graças a Deus os assaltantes não fizeram nenhum mal físico ou verbal aos nossos amados. Agora rezemos por eles para que não sofram consequências traumáticas disso tudo.

"Sou estrangeiro aqui, o céu é meu lugar, é de onde vim, é pra onde vou, é lá onde vou morar".

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Amor de Terezinha



“Eis o mestre que te dou! Ensinar-te-á tudo que deves fazer. Quero levar-te a ler no livro da vida, onde se contem a ciência do amor”.

Santa Teresinha do Menino Jesus sempre nos fala do abandono nas mãos de Deus, e da vocação ao amor. Mas podemos acrescentar que ela também nos fala sobre ser Sorriso de Deus.

A sua simplicidade ao falar que um pequeno gesto de amor ao próximo alegra o coração de Jesus mostra que não são apenas nossos grandes sacrifícios que alegram a Deus, mas todas as coisas que fazemos para o próximo com amor desde um sorriso alegre a um olhar carinhoso que toca profundamente nos corações que precisam. O amor que não precisa ser amado de volta apenas quer se doar para mostrar que vale a pena “ser o amor” como diz a santa.

Esse amor tão profundo, mas demonstrado de maneira tão simples, é parte deste carisma que tem por vocação ser Sorriso de Deus para o mundo.

Então vamos fazer pequenos gestos de amor?