quinta-feira, 21 de julho de 2011

Orientações para o Dízimo - 1/10


Esta é uma série de 10 breves orientações para o Dízimo. Usamos um panfleto da Arquidiocese da Paraíba como fonte para essas orientações. 

No Evangelho de hoje Jesus conta a parábola do Semeador. Tal parábola também serve para falar sobre o Dízimo. Como? Simples. Se dividirmos nossa pessoa em áreas, podemos dizer que temos áreas parecidas com o "meio do caminho", outras com o "terreno pedregoso", outras com o "terreno cheio de espinhos", e ainda outras com a "terra boa". Em muitas pessoas, a área do BOLSO ainda não é "terra boa", mas "meio do caminho", "terreno pedregoso" ou "terreno cheio de espinhos".

Entretanto Jesus quer transformar TODAS as áreas da nossa vida em "terra boa".

Pois bem, dada essa explicação, acompanhe conosco essas 10 orientações para transformar nosso BOLSO em "terra boa" para que produzamos 100, 60 ou 30 frutos cada um de nós.

Orientação 1: O dízimo é expressão de pertença e de partilha numa comunidade cristã. Como a vida da família depende do amor e do trabalho para o seu sustento, assim acontece com a integração dos recursos humanos e financeiros para a manutenção da vitalidade de uma comunidade cristã.

Vamos refletir um pouco:
  • Será que tenho compreendido que a Igreja física precisa gastar com manutenção, água, luz, telefone, segurança, pintura, reforma, limpeza, transporte, etc?
  • Como será que está meu sentimento de pertença, meu sentimento de pertencer e fazer parte da Igreja? Será que tenho somente "usado" a Igreja para fazer minhas orações e meus pedidos mesquinhos a Deus? Consigo compreender que além de participar sou atuante na Igreja?
  • Por que será que não conheço a real necessidade da minha Igreja? Por que nunca tive interesse em conhecer e ajudar mais? Consigo comparar minhas necessidades diárias com as necessidades da Igreja, como: comida, bebida, telefone, transporte, ...?
  • Já me perguntei como a Igreja sobrevive? Já me perguntei como a Igreja conseguiu aquele copinho em que bebi água mineral durante a Missa da noite? Já me perguntei se a minha doação ajuda a Igreja nos países que sofrem por falta de recursos básicos?
Já pensou se nosso BOLSO se torna "terra boa"? 100, 60 e 30 frutos por 1.
Sinta-se parte: "Não basta ir à Igreja, é preciso ser Igreja".

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Berith na JMJ


Faltando quase 1 mês para o começo da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Madrid, capital da Espanha, dos dias 16 a 21 de agosto. Assim, a Comunidade Católica Nova Berith estará bem representada por vários membros, não todos, mas uma grande quantidade de membros da comunidade estarão presentes para mostrar todo o nosso carisma,que é o sorriso de Deus para o Mundo. Como todos nós não poderemos estar presentes nessa grande peregrinação mundial ao lado do Papa Bento XVI, temos a oportunidade de fazer essa peregrinação virtualmente.

Um comunicado divulgado pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos anunciou que, pela primeira vez, as pessoas terão a oportunidade de realizar uma peregrinação virtual e participar da JMJ das suas casas. Usando as últimas tecnologias dos meios de comunicação, o departamento do episcopado americano e uma Fan Page do Facebook( http://www.virtualworldyouthday.org/ ), permitirão ´´criar um avatar e usá-lo para participar da peregrinação virtual``. Vemos assim, que o Sorriso de Deus estará até na Jornada Mundial da Juventude ´´virtualmente``, pois sabemos de como é fundamental mostrar toda nossa alegria, nossa felicidade, nosso amor em ser Sorriso de Deus, seja virtualmente ou fisicamente.

Sabemos da importância da JMJ para a nossa igreja, aonde esse encontro permite com que a nossa igreja se fortaleça , ainda mais nesses momentos tão difíceis na qual a juventude passa. A igreja tenta ao realizar esse evento, fazer com que os jovens permaneçam ´´Enraizados e Edificados em Cristo, firmes na Fé``, como já diz o próprio tema da Jornada. Então, essa nova ferramenta que poderá ser utilizada por todos nós, que ficaremos aqui, rezando por todas as pessoas que irão para a Jornada Mundial da Juventude é fundamental importância para todos que irão participar da JMJ, para que eles sintam de que não estaremos longe deles, eles saberão que nós estaremos ao lados deles virtualmente e espiritualmente nesse momento grandioso para a toda uma juventude: ´´ Sorriso de Deus``