domingo, 27 de novembro de 2011

RETIRO VOCACIONAL

Alguns momentos do Retiro Vocacional realizado no domingo, 20 de novembro de 2011.







Apresentação do Ministério de Artes da Comunidade Nova Berith

APRESENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DE  ARTES NA COMUNIDADE SHALOM, EM JOÃO PESSOA-PB, DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011






















quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Curso de Missiologia

Janaína, fundadora da comunidade, agradece ao Pe José Barbosa pela excelente formação oferecida aos participantes do curso de Missiologia.
“O MUNDO DE HOJE É O MUNDO DA GRAÇA, DAS OPORTUNIDADES PARA EVANGELIZAR”
Pe José Barbosa

No último sábado, dia 19/11, foi concluído, depois de sete encontros, o curso de Missiologia, que foi ministrado pelo Padre José Barbosa, da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa-PB.
Destacamos os seguintes temas abordados durante o curso:
  • Dimensão bíblica: Missão no Antigo e no Novo Testamento.
  • A missão da Igreja: Sintomatologia da religião no Brasil.
  • A questão da Modernidade e Pós-Modernidade: crise no processo da razão como solução para a humanidade; pluralidade da sociedade; valorização do indivíduo e preocupação com os direitos humanos, a morte da cristandade, o mundo de hoje como desafio, mas também como momento de esperança para o cristão missionário.
  • O Evangelho como caminho de vida.
  • Religiosidade mínima dos brasileiros.
  • Diálogo das religiões. O diálogo é o caminho para evangelizar no mundo de hoje.
  • Deus é o verdadeiro protagonista da missão: o que faz acontecer a missão é a força do Espírito Santo. É o Pai no Filho pelo Espírito Santo, a missão Trinitária.
  • O novo olhar do missionário: deve ver o outro como algo que é sagrado, com amor e misericórdia;
  • A missão a partir da ótica da fé.
Gostaríamos de destacar ainda a exibição do filme Brincando nos campos do Senhor, 1991 (USA), de Hector Babenco, que foi um dos pontos altos do curso, pois proporcionou debates esclarecedores sobre a validade da missão.

O Pe orando ao término do curso
Ao lado do Pe José Barbosa, Camila, do Discipulado, e José Costa Filho, cofundador da comunidade Católica Nova Berith.
Pe José Barbosa assinando o certificado de conclusão do curso de Missiologia

Participantes do curso

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Orientações para o Dízimo - 8/10

Este é o Oitavo post sobre uma série de 10 breves orientações para o Dízimo. Usamos um panfleto da Arquidiocese da Paraíba como fonte para essas orientações.

O dízimo, como foi visto anteriormente, é uma doação feita através da gratidão a Deus e de maneira que essa doação deve ser exteriorizada com alegria. Gratidão e Alegria são essenciais para se manter firme na doação de seu dízimo.

Visto que a doação do dízimo é um dos meios de participar da igreja, junto com o serviço nos ministérios e pastorais da igreja, que também são maneiras de ajudar a igreja a evangelizar. Tudo isso nos faz pensar que cada um deve fazer apenas a sua parte e acabou. Não podemos cair nessa tentação, visto que o nosso servir na igreja deve ir além a mais, ou seja, que nós devemos ajudar os outros ministérios e pastorais, não ficando preso a fazer determinada tarefa na igreja e acabou. Nós, cristãos, devemos servir de maneira ardua e fiel a igreja e não ficar pensando que devemos fazer somente a nossa parte e ficar parado. A igreja precisa de todos, aonde todos nós iremos realizar as tarefas de evangelização de maneira correta, ajudando uns aos outros. A igreja é feita por todos nós, aonde cada deve ajudar o próximo, seja em qualquer ministério ou pastoral. Isso tudo nos faz ter a relevância de que apenas ofertar o dízimo e pronto, não! Devemos ser igreja em todo meio.

A tentação vem de puros pensamentos, de nossa cabeça e de outras maneiras, aonde temos que ter a cabeça centrada no nosso serviço em conjunto com muita oração pessoal e comunitária, para que não caiamos em tentação. Visto tudo isso, veja o seguinte:

8. Não cair na tentação de pensar: "não devo ofertar mais nada além do dízimo... Como dizimista eu possuo direitos. Posso até exigir algo a mais da Igreja, sem outros tipos de generosa colaboração".

O dízimo é um dos meios de fazer a sua doação à Igreja, em sua missão evangelizadora, mas algumas pessoas pensam que apenas o dízimo deve ser a sua oferta à Igreja e nada mais, e além disso que têm mil e um direitos. Todo esse pensamento é errado, a Igreja precisa de muito mais ajuda para se manter, digo, a Igreja só não precisa de dinheiro e sim de pessoas com total pertença em seus serviços, visto que Igreja tem o objetivo de evangelizar e assim ela precisa de pessoas em cada serviço pastoral. Temos que manter a cabeça centrada e não cair na tentação do que foi dito anteriormente na orientação da semana.

Como reflexão, pensemos como está o nosso serviço dentro da Igreja? E como está sendo a sua colaboração dentro dela além da oferta do dízimo? Ou seja, a Igreja necessita ainda mais de cada um de nós!

Sejamos Igreja ainda mais! Colabore com a Igreja, ajude-a a evangelizar de várias maneiras! Seja (Igreja)².  

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Orientações para o Dízimo - 7/10

Este é o Sétimo post sobre uma série de 10 breves orientações para o Dízimo.Usamos um panfleto da Arquidiocese da Paraíba como fonte para essas orientações.

A sua vontade de doar à igreja, não deve ser encarada pela maneirar de que sua atitude seja em razão de terceiros ou de Padres. Como dito antes, o dízimo deve ser um ato de gratidão e alegria para com a comunidade cristã, ao momento que essa doação nos fortaleze na missão evangelizadora.  Toda a comunidade, aonde todos nós fazemos parte, tem a finalidade evangelizadora, ou seja, de pronunciar o amor de Deus por todo o mundo, cada um com a sua maneira, seja através do sorriso, da alegria, da dança, da música, seja qual for o meio evangelizador, a comunidade cristã( Igreja) necessita de recursos para manter a missão de evangelizar a todo vapor!!

Ou seja, o dízimo é um ato de evangelização, aonde esse ato deve ser emanado de alegria e gratidão, e esse ato deve ser fiel! Como assim? Ser fiel ao dízimo!? O dízimo deve ser dado mensalmente, aonde as pessoas devem permanecer com essa fidelidade não em razão dos Padres ou pastores da igreja, mas sim em função de toda a comunidade! O dízimo é um ato de fidelidade à  Deus seu com Cristo. Essa sua fidelidade dará frutos, onde essa sua doação será demonstrada pela igreja em seu ato evangelizador, ou seja, através dos ministérios de evangelização!


7. Mantenha a fidelidade ao dízimo não em razão dos padres ou pastores  da sua igreja e sim em função da missão evangelizadora e pastoral da igreja, assumida pela comunidade, através de diversos ministérios e serviços.


Visto, que a fidelidade deve ser mantida ao dízimo em razão de dar continuidade a missão evangelizadora da igreja católica, aonde devemos sempre estabelecer as premissas de que esse ato de evangelização que é o dízimo, deve ser feito de pura gratidão e alegria!

Através do que foi dito, pensemos um pouco a respeito de nossa fidelidade com o dízimo em nossa comunidade(igreja): Estamos sendo fiéis a nossa igreja, ajudando a manter a nossa missão evangelizadora? Se estamos ajudando, qual é a razão, pela qual estamos ajudando a nossa igreja? Será que é por causa só dos Padres e terceiros? Pensemos um pouco em toda a nossa vida em relação a nossa vida na Igreja! 

Sejamos Igreja! Sejamos Fiéis e Servos Evangelizadores da Nossa Igreja!