segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como reconhecer uma mentira?

Amados cristãos de toda a parte do mundo e pessoas de boa vontade que amam a justiça, venho por meio desse texto clamar sua atenção para que você saiba reconhecer um ataque ou uma perseguição à Igreja e não cair nas provocações ou comungar com o pensamento daqueles que querem destruir o que para nós cristãos é o Corpo de Cristo, ou seja, a Igreja. Não me refiro a críticas construtivas, mas à mentiras mesmo.

Falo isso, pois, nos dias de hoje, é muito fácil qualquer um falar o que quiser. Demos graças a Deus por isso. Afinal todos têm essa liberdade de se expressar. Mas o problema é que pessoas usam essa liberdade para disseminar a mentira ao invés da Verdade. E se você não prestar atenção e acolher tudo o que essa pessoa disser, você corre o risco de cometer a mesma injustiça que essa pessoa cometeu inicialmente. Sobretudo com a facilidade do retuite, do like e do compartilhar, essa mentira pode ir longe muito rapidamente e contaminar outras pessoas nessa mesma velocidade.

Não se ache uma pessoa impossível de ser ludibriada, pois qualquer um pode ser. Por isso devemos prestar sempre atenção no remetente das mensagens que chegam até nós. Antes da mensagem o remetente, por si só, já diz muita coisa do que estará contida no texto, imagem, som, vídeo que você recebe no seu email, Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, ...

Vamos identificar essas pessoas:
  1. Gente de fora da Igreja: Existe gente de fora da Igreja que discorda do seu proceder do passado e do presente. E muitas delas não crêem no que a Igreja prega. Nem todas essas pessoas consomem seu tempo procurando atacar a Igreja, mas outras sim. Alguns ataques são em forma de piada, outros são em forma de seriedade e outros são em forma de agressão.
  2. Gente de dentro da Igreja: Existe gente de dentro que faz divisão. Não nos escandalizemos com isso, pois isso não é novo, como já vi algumas pessoas da mídia colocarem. Se lessem, e estudassem um pouco a Bíblia já teriam visto que desde a época de São Paulo, ele tinha que admoestar a Igreja primitiva para que buscassem a unidade e não a divisão. Peguemos um pouco antes de São Paulo e vejamos Jesus. Até no meio dos Apóstolos surgiu divisão quando dois deles quiseram sentar um à direita e outro à esquerda de Jesus quando estivessem na glória eterna. Jesus teve que acalmar os ânimos dos outros Apóstolos e ensinar que na comunidade da Igreja não deve ser assim, não deve haver divisão, mas a unidade. Mas voltando, essas pessoas, por inúmeros motivos, que só a fragilidade humana pode dizer quais, não conseguem obedecer pois não compreendem algo que a Igreja coloca, e provavelmente não leram o parágrafo 2518 do Catecismo que diz que os fiéis devem crer nos artigos do símbolo, "para que, crendo, obedeçam a Deus; obedecendo, vivam corretamente; vivendo corretamente, purifiquem seu coração; e, purificando o coração, compreendam o que crêem". Às vezes a gente não entende, porque nosso coração não está puro. E se não estiver puro como pode compreender as coisas do Alto?
  3. Gente que só quer ver o sangue: Existe gente que só quer ver o sangue, que só quer ver a Igreja se digladiando e se dividindo. Mesmo sem ter lido que Lc 11, 17 "Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá", eles promovem o mal estar dentro da Igreja e fazem questão de gerar polêmica. Afinal é disso que esse tipo de gente vive.
Essas pessoas farão o que for preciso para te convencer de que é uma polêmica, e que é algo grave, e que isso e que aquilo. Bernardinho (técnico da seleção Brasileira masculina de vôlei) já dizia que a mídia tem o poder de fazer você muito melhor do que aquilo que você é, como também tem o poder de fazer você muito pior do que aquilo que você é. Então tem casos que são problemas, mas não são PROBLEEEEEEEMASSSS; como também tem casos que nem problemas são.

Diante dessa enxurrada de tentativas de te falar de algum ponto negativo da Igreja, queria levar você a identificar o bem e o mal, a separar o joio do trigo, a perceber o que é verdade e o que é mentira, a entender o ponto de separação entre uma crítica boa e uma crítica má.

E para isso eu gostaria de fazer uma reflexão breve. Se falassem mal da sua mãe, o que você faria? Você acreditaria de imediato ou iria perguntar à sua mãe se aquela informação procede? Você iria na versão de outra pessoa, ou daria espaço para sua mãe te dar a versão dela? Sua mãe não é a super power mega master diamond gold plus que nunca vai errar. Não é esse o ponto. Mas você daria espaço para sua mãe dar a versão dela? Na versão dela, ela pode confirmar tudo o que foi dito, ela pode confirmar parcialmente e dizer que não foi daquela jeito que te contaram, ou pode negar que aquilo que te foi dito de fato aconteceu. Você não daria esse espaço para sua mãe?

Por que trouxe o exemplo da mãe? Porque, para nós católicos, a Igreja é mãe. Mas para quem não é católico, nem muito menos cristão, mas é uma pessoa que ama a justiça, ainda vale a reflexão da mãe. Por isso demos espaço para a Igreja dar a versão dela. Não dê ouvidos a qualquer um que questiona a Igreja. E aqui chego num ponto importante do texto que é esse "qualquer um" mencinado acima. Posso eu chegar na sua casa e dizer que o sofá não deve ficar ali, mas em outro canto? O que você me diria? Com certeza ouviria um belo "quem é você?". Sou um qualquer um, pois não conheço o funcionamento da sua casa, nem a arquitetura, nem os motivos mais simples que te levaram a colocar o sofá ali. Para mim, simplesmente está errado o sofá estar ali e eu quero que você mude. Você daria ouvidos a qualquer um? Dê ouvidos a qualquer um que tenha propriedade para falar do que está falando. Há um tempo atrás, vi uma notícia num site de tecnologia falando que o Papa Bento XVI era contra a tecnologia. Qualquer um que acompanhasse o Papa Emérito Bento XVI sabe que ele é totalmente à favor da tecnologia. Posso dar ouvidos a quem não sabe do assunto? Posso pedir conselhos de matemática para um biólogo?

Então questione a propriedade da pessoa que te fala, do seu remetente. E onde achar quem tem propriedade? Vá direto na fonte. Outro dia vi uma suposta mensagem de Bento XVI sobre o uso de redes sociais para evangelizar. Todos sabem que ele é extremamente à favor disso, e muita gente, muito blog católico compartilhou essa mensagem. Mas procure em algum site oficial da Igreja, qualquer um: vaticano, news.va, cnbb, radiovaticana, ...; e me diga se você acha essa mensagem dele. Não tem. É muito feio disseminar mentira, mesmo que seja desse tipo. Se ele não falou, então não diga que ele falou, poste o texto como sendo seu. Então vá direto à fonte.

E falando em fonte, não posso deixar de mencionar referências. Textos que falam, falam, e falam, mas não apontam para referências "sérias" (boas fontes), deixam muito a desejar quanto à veracidade e autenticidade do conteúdo que traz.

Depois disso, devemos verificar se o conteúdo contém muitos adjetivos negativos. Geralmente percebe-se muita emoção e pouca informação nesses conteúdos. E quando se escreve/fala com muita emoção, traz-se pouca informação, e provocamos no leitor/ouvinte um sentimento que não dará espaço para a informação que venha depois. Ou seja, você está procurando por uma informação, mas acaba recebendo uma opinião.

Por fim, perceba as incoerências do conteúdo que chega até você. Por exemplo, se te disserem que seu bispo disse ser contra a homossexualidade e o Papa Francisco disse outra coisa, pois falou no avião que não podia julgar um homossexual que buscasse a Deus, veja de cara o erro, pois um falou sobre homossexualidade e outro sobre homossexual. Um falou do pecado e o outro do pecador (considerando que o homossexual praticou a homossexualidade). E digo mais, o que falou sobre homossexual não falou novidade alguma, como se parece, pois o que ele falou tá lá no Catecismo há quase 30 anos. Além do que a Igreja há zilhões de anos fala de acolher o pecador e não o pecado.
Estou querendo super proteger à Igreja? Ou dizer que ela não tem defeitos? Não. Longe de mim. Estou querendo simplesmente colocar o ponto nos is. Quero com esse texto te dizer: "Não engula tudo o que te descem goela abaixo, pois nem tudo é o que parece ser".
  1. Questione. Sobretudo o autor e sua senioridade no assunto.
  2. Vá à fonte.
  3. Busque no texto referências sérias.
  4. Atente para adjetivos negativos.
  5. Perceba as incoerências.
Se você seguir esses cinco passos, você vai se livrar de muito lixo seja na Internet, na TV, nos jornais, no trabalho, em casa, na roda de amigos.

Termino com as orientações de São Paulo e do Apóstolo João sobre esse tipo de coisa. São Paulo nos diz em sua primeira carta aos Tessalonicenses 5, 21: "Examinai tudo: abraçai o que é bom". E na primeira carta de João 4, 1: "Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo".

Fique com Deus e bons filtros de conteúdo para você.

Compartilhe esse texto com seus amigos, para que ele seja a luz que nos livra da mentira disseminada no mundo. Que venha a VERDADE, seja boa, seja ruim, mas não demos lugar para a mentira!

0 Sorrisos:

Postar um comentário