quinta-feira, 21 de julho de 2011

Orientações para o Dízimo - 1/10


Esta é uma série de 10 breves orientações para o Dízimo. Usamos um panfleto da Arquidiocese da Paraíba como fonte para essas orientações. 

No Evangelho de hoje Jesus conta a parábola do Semeador. Tal parábola também serve para falar sobre o Dízimo. Como? Simples. Se dividirmos nossa pessoa em áreas, podemos dizer que temos áreas parecidas com o "meio do caminho", outras com o "terreno pedregoso", outras com o "terreno cheio de espinhos", e ainda outras com a "terra boa". Em muitas pessoas, a área do BOLSO ainda não é "terra boa", mas "meio do caminho", "terreno pedregoso" ou "terreno cheio de espinhos".

Entretanto Jesus quer transformar TODAS as áreas da nossa vida em "terra boa".

Pois bem, dada essa explicação, acompanhe conosco essas 10 orientações para transformar nosso BOLSO em "terra boa" para que produzamos 100, 60 ou 30 frutos cada um de nós.

Orientação 1: O dízimo é expressão de pertença e de partilha numa comunidade cristã. Como a vida da família depende do amor e do trabalho para o seu sustento, assim acontece com a integração dos recursos humanos e financeiros para a manutenção da vitalidade de uma comunidade cristã.

Vamos refletir um pouco:
  • Será que tenho compreendido que a Igreja física precisa gastar com manutenção, água, luz, telefone, segurança, pintura, reforma, limpeza, transporte, etc?
  • Como será que está meu sentimento de pertença, meu sentimento de pertencer e fazer parte da Igreja? Será que tenho somente "usado" a Igreja para fazer minhas orações e meus pedidos mesquinhos a Deus? Consigo compreender que além de participar sou atuante na Igreja?
  • Por que será que não conheço a real necessidade da minha Igreja? Por que nunca tive interesse em conhecer e ajudar mais? Consigo comparar minhas necessidades diárias com as necessidades da Igreja, como: comida, bebida, telefone, transporte, ...?
  • Já me perguntei como a Igreja sobrevive? Já me perguntei como a Igreja conseguiu aquele copinho em que bebi água mineral durante a Missa da noite? Já me perguntei se a minha doação ajuda a Igreja nos países que sofrem por falta de recursos básicos?
Já pensou se nosso BOLSO se torna "terra boa"? 100, 60 e 30 frutos por 1.
Sinta-se parte: "Não basta ir à Igreja, é preciso ser Igreja".

2 Sorrisos:

Anônimo disse...

Colabore com esta obra de evangelizaçao ligue para 83 3247-6959 / 9992-7058

Lili Cavalacante disse...

Colabore com esta obra de evangelizaçao ligue para 83 3247-6959 / 9992-7058

Postar um comentário