quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Santa Missa e Missa de Cura e Libertação!



As pessoas pensam que a Santa Missa e Missa de Cura e Libertação são missas totalmente diferentes. Em muitos lugares, vários sacerdotes celebram a chamada Missa de Cura e Libertação. Mas o que esta expressão quer dizer? Ou ainda, qual a diferença entre a Santa Missa de Cura e Libertação e a Celebração Quotidiana da Santíssima Eucaristia? Substancialmente não há diferença nenhuma.

A Santa Missa é a Celebração do Santo Sacrifício Eucarístico de Sofrimento, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Sacrifício Pascal). Isto quer dizer que no Mistério da Transubstanciação, ou seja, no momento em que o sacerdote profere as palavras da Fórmula da Consagração do Pão e do Vinho, o Divino Espírito Santo Age na mudança da substância do Pão e do Vinho que passam a ser Corpo e Sangue Eucarísticos de Jesus Cristo, Nosso Senhor! Neste exato momento, ocorre misteriosamente os mesmos eventos do Sofrimento (flagelação), Morte (Crucificação) e Ressurreição (Passagem para a Vida) de Jesus, como há dois mil anos, lá em Jerusalém. Não se trata de uma comparação, mas ocorre que na hora da Santa Missa todos somos transportados misticamente aos pés da Cruz e ali vivemos pela primeira e única vez o Mistério Pascal de Cristo. Não é uma analogia; o que se passa na Santa Missa é o mesmo e único Sacrifício e Ressurreição redentores de Jesus. 
 Por assim dizer, a Morte de Cristo na Cruz, mas também sua Ressurreição são a Redenção de todo o Universo Humano, isto é, pelo sangue de Cristo derramado na cruz, fomos libertados de todos os males que deveríamos sofrer em consequência de nossos pecados e a partir de então fomos regenerados por inteiro. É em face desta realidade, que podemos dizer que o Sacrifício Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo CURA o ser humano de todas as suas enfermidades (físicas e espirituais) e LIBERTA as pessoas de todos os males (interiores e objetivos).

Quando falamos em Missa de Cura e Libertação, não estamos tratando de outra realidade, mas daquilo que a Santa Missa é e sempre foi: O Sacramento do Sacrifício Pascal de Jesus Cristo que Cura e que Liberta como efeitos da Santíssima Redenção. Todo sacerdote (validamente ordenado), ao celebrar a Santa Missa, está substancialmente em face da natureza do mesmo Sacramento Eucarístico, celebrando o Santo Sacrifício da Cura e da Libertação ou SALVAÇÃO. Vimos que Santa Missa e Missa de Cura e Libertação é a mesma!  Queremos mostrar que as pessoas devem abrir seu coração na hora da Santa Missa, não deixá-la como uma Missa qualquer. Temos que ter em fé em Cristo e crer na cura e libertação!


1 Sorrisos:

Unknown disse...

Muito bom esse esclarecimento, pois sem ele corremos o risco de achar que a Santa Missa é simplesmente uma repetição de sequências, e que a Missa de Cura e Libertação é uma Missa rezada.

A Missa é rezada, cabe a cada um de nós PARTICIPAR dessas orações que a Missa nos propõe em cada momento da liturgia. PARTICIPAR é a palavra certa, pois cada um de nós tem um momento de atuação na Missa, e não só o padre.

O que se percebe é que nas Missas (ditas) de Cura e Libertação os momentos de oração são mais prolongados e interiorizados, mas isso não pode tirar o caráter curador e libertador da Santa Missa.

Postar um comentário