Como você responderia a alguém que te chamasse para ir a missa todos os dias? Muitos pensariam “missa é tudo a mesma coisa, pra que ir todos os dias se eu já fui no domingo?”. Um pensamento errado!! Saiba que cada missa é única e que em cada missa existe uma graça única que é Jesus se fazer presente em nosso meio através da Eucaristia.
Contudo, neste post, quero me prender apenas à forma da Missa na Sagrada Liturgia.
Muitas vezes, por não entender sua beleza e sua importância, não damos o devido valor aos ritos da missa. Ficamos conversando, falando no celular ou mesmo pensando em algo totalmente estranho ao que está acontecendo ao nosso redor.
A liturgia da Igreja é a forma que, em unidade com todo o mundo, celebramos o mistério pascal de Cristo. Nós utilizamos o rito Romano, o qual vem da tradição latina e que é usado na maior parte do ocidente. Trata-se, portanto, de um rito desenvolvido pelos primeiros cristãos que tinham por língua pátria o latim, tendo sido reformado pela última vez no Concílio Vaticano II com a Constituição SACROSANCTUM CONCILIUM.
Reflitamos com a seguinte pergunta: Quem celebra a Santa Missa? Respostas mais comuns: “o padre”, “o Padre e nós concelebramos”. A resposta mais acertada: Cristo! Isso mesmo é o próprio Jesus que Celebra a Santa Missa através do padre que está em Persona Christi, juntamente conosco que participamos, por meio da liturgia e da comunhão com a celebração celeste dos que já estão remidos pelo sangue do cordeiro.
0 Sorrisos:
Postar um comentário